A depilação a laser é um método de depilação que veio para ficar e tem ganhado a preferência de quem quer eliminar os pelos. Mas no período da gestação de um bebê é comum surgirem dúvidas, inclusive sobre todos os métodos depilatórios. Então, vamos entender como funciona a depilação a laser na gravidez.
1. O que dizem os profissionais da área?
2. Compreendendo a ação hormonal feminina
4. Faça sempre depilação a laser com segurança
É consensual que a depilação não é prejudicial à saúde do bebê, uma vez que penetra apenas a poucos milímetros na pele da futura mãe.
Embora faça todo o sentido, infelizmente não há resultados científicos que atestem a segurança, então não há como saber qual o efeito provocado pelo laser durante a gestação.
Além do mais, a Sociedade Brasileira de Dermatologia orienta que o melhor é pausar o tratamento depilatório quando a gestação é descoberta e manter a pausa até o final do período de amamentação.
Além da falta de evidências sobre a segurança do uso do laser na gestação, existem também indícios de que o método favoreça o aparecimento de manchas na pele, especialmente em decorrência das alterações hormonais expressivas na fase de gestação e amamentação.
Membros da Sociedade Brasileira de Dermatologia alertam para uma tendência do laser a estimular a hiperpigmentação na pele. Isso porque ocorre alta na concentração de hormônios.
No geral, as mudanças hormonais vivenciadas durante a gravidez já são suficientes para predispor o corpo ao aparecimento de manchas escuras em determinadas regiões, como na barriga ou rosto, por exemplo.
Que a depilação a laser não seja realizada durante a gestação e nos primeiros meses após o nascimento do bebê, mas que o tratamento seja retomado logo que possível, com segurança e alegria para ajudar a mamãe no retorno aos cuidados com o próprio corpo.
Portanto, o melhor é deixar os tratamentos depilatórios um pouco de lado e dar atenção ao que mais importa: o desenvolvimento do bebê. Durante esse período, a lâmina pode ser usada para manutenção da depilação nas áreas em que houver interesse e necessidade de depilar.
Nesse contexto, o uso da lâmina acaba sendo uma escolha inteligente por não afetar tanto os efeitos conquistados com a depilação a laser. Basta ter cautela para evitar cortes, que podem se desdobrar em contaminações ou infecções.
Saiba mais: Por que depilação a laser é melhor método para começar?
Ao longo deste artigo falamos sobre a depilação a laser e como ela funciona em mulheres grávidas, explanando riscos, indicações e contraindicações para manter a remoção dos pelos de forma segura durante os meses de gestação.
Em nossa clínica prezamos sempre pelo tratamento da depilação a laser com segurança e conforto, além de atendimento com alta qualidade, motivo pelo qual julgamos importante trazer essa temática para vocês.
Se você gostou de entender melhor como funciona a depilação a laser na gravidez, continue acompanhando nosso blog para ficar por dentro de assuntos desse e de outros temas relacionados a estética.